Propõe-se a estimular a reflexão filosófica como atitude crítica e de pesquisa bem como a de colaborar para a construção e a explicitação dos conceitos referentes às diversas escolas filosóficas dentro dos tópicos concernentes à Educação.

A surdez,  causas, diagnóstico e tratamento. A estimulação necessária para o desenvolvimento da criança preparando-a para a vida escolar. O processo da alfabetização, abordagens de ensino, o trabalho realizado na educação inclusiva sob o ponto de vista da filosofia bilíngue. A Língua Brasileira de Sinais como meio natural de comunicação e a estrutura da língua. A legislação que ampara alunos com necessidades especiais, com atenção especial à surdez.

A disciplina tem como foco o ato didático em uma leitura reflexiva e significativa dos conceitos educacionais e da prática docente,em suas variáveis: humana, filosófica, social, histórica e cultural como um espaço de reflexão, ação e integração discente-docente. Inserção da Didática no seguinte contexto: caracterização, problematização e posicionamento quanto à práxis pedagógica, refletindo nas abordagens didáticas, nas concepções adotadas em seus efeitos na formação do aluno.

Conceitos estatísticos básicos em relação ao fenômeno educacional. Normas e técnicas utilizadas em educação para distribuição de freqüência e gráficos. Medidas de tendência central nos estudos pedagógicos. Escores em variáveis educacionais. Estudos de probabilidades ligados a fenômenos pedagógicos. Coeficientes de correlação linear de dados educacionais numéricos. Leitura e interpretação de estatísticas referentes à realidade educacional brasileira: distribuição de freqüências, representação gráfica, medidas de tendência central na comparação dos resultados escolares, medidas de dispersão e sua aplicação em educação.

Aprendizagem: conceito, princípios gerais e epistemológicos. Principais pesquisas e abordagens teóricas. Perspectivas atuais. Conceituação de problemas de aprendizagem e causas específicas. Diagnóstico de problemas de aprendizagem e intervenção institucional. A produção do fracasso escolar e a relação família-escola.

Ambiente Virtual de Orientação de Atividades Complementares

Espaço para participação em atividades que ampliem as dimensões dos componentes curriculares relacionadas à educação e à cultura como meio complementar à formação profissional do pedagogo.