Introduzir a importância e necessidades de uma governança em TI dentro da uma empresa. Modelos de governança de TI. Balanced Scorecard. Normas técnicas: ISO, BSI, ABNT. COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology). ITIL. Six Sigma.

A disciplina Rede de Computadores apresenta um histórico de como se iniciou a conexão de computadores, estuda compartilhamento de recursos físicos e lógicos, de hardware e software, a arquitetura das redes, a classificação das redes quanto a sua topologia, os modelos OSI e TCP/PI, os dispositovos de conexão, Ethernet, Internert, WWW, além de apresentar os protocolos, usos, aplicações e serviços relacionados.

Estudo de Qualidade-Custo-Tempo. Tarefas não redundantes, redução de custos e satisfação dos clientes ou usuário. Estudo do Service Support. Gerenciamento de problemas, mudanças, liberações e configurações. Estudo do Service Delivery. Service Level Management (Serviço Gerência); Capacity Management (Gerência de Capacidade); Contingency Planning (Planejamento de Contingência); Availability Management (Gerência de Disponibilidade); IT Financial Management (Gerência Financeira).

A disciplina pretende apresentar os conceitos relacionados a Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados, para que o aluno possa ter conhecimento da linguagem, terminologia técnica, tecnologias e softwares empregados na área de Bancos de Dados.

A disciplina visa demonstrar os conceitos e técnicas usadas para codificar uma informação, de tal forma que somente seu real destinatário e o emissor da mensagem possam acessá-la, com o objetivo de evitar que terceiros interceptem e entendam a mensagem.

Dada a característica peculiar do curso de tecnólogo o projeto integrado visa a elaboração, por parte dos educandos, de propostas de planejamento, elaboração e intervenção estratégica em TI, com base nos conhecimentos construídos nos diferentes componentes curriculares estudados. Serão considerados os seguintes aspectos: relevância no tema escolhido, problematização adequada pautada em diagnósticos e análises, interdisciplinaridade a ser adotada, integração de conhecimentos, compreensão dos conceitos estudados e capacidade de estabelecer etapas e cronogramas.