Apresentar os conceitos relacionados à arquitetura de computadores. Como a informação é armazenada e manipulada por um computador. Apresentação dos ambientes operacionais que dão suporte ao desenvolvimento de sistemas.

Desenvolver a capacidade de entender, aprender como funciona a parte física dos sistemas computacionais. O computador e a visão geral de sistemas computacionais. Do transistor ao digital. Lógica computacional digital e os sistemas numéricos. Arquitetura computacional e operações do hardware. Funções lógicas. Circuitos Combinacionais. Flip-Flops, Registradores e Contadores. Microprocessadores, memórias e unidades de armazenamento. Periféricos.

A disciplina Lógica Computacional apresenta a modelagem e otimização dos sistemas computacionais, sendo estudados os diferentes sistemas de numeração utilizados e seus respectivos blocos lógicos, relacionados com os processadores e seus circuitos eletrônicos.

A disciplina visa desenvolver a percepção da importância de gerir e administrar a utilização de softwares públicos e livres através dos conhecimentos de todas as características do software adotado. O software público como um bem público e as responsabilidades dos órgãos governamentais. O software livre como base de sustentação para o software público; suas conexões e implicações; conceitos da análise e gestão de requisitos. Custos. Código fonte. Comunidades. Relação entre usuários e fabricantes e suas responsabilidades.