Discute o estado da arte das tecnologias direcionado às funções das logísticas. A conquista de vantagens competitivas através da tecnologia da informação, os sistemas de gestão empresarial ERP dentre outros. Os sistemas de informações gerenciais e de automação de escritórios, bancos de dados. Estuda a importância do Sistema de Gestão atender a logística empresarial. 

O comércio internacional; Os transportes internacionais; A regulamentação local e internacional; a Política Brasileira de Comércio Exterior. A infraestrutura
nacional. Os sistemas de informação e comunicação. As práticas internacionais. Procedimentos e rotinas aduaneiras.

 Práticas de preservação de materiais estocados e segurança das instalações. Análise custo x benefício com as demais funções logísticas. A influência das modalidades de armazenagem na qualidade e custos da operação.

Conceitos de Logística Reversa. Fluxo Tradicional versus Fluxo Reverso. Logística reversa dos bens de pós-consumo, Logística de pós-venda. O processo de Logística Reversa e o conceito de ciclo de vida. Fatores críticos. Planejamento da distribuição da logística reversa. Fatores ecológicos, tecnológicos, econômicos que influenciam na logística reversa. Projeto de canal de distribuição reverso.

Características dos portos e terminais: conceituação, funções, características, infraestrutura e multimodalidade, os equipamentos portuários, a administração e planejamento portuário, e também as instalações de armazenagem: silos, armazéns e tanques. Equipamentos de carga e descarga, bem como custos e tarifas, dimensionamento e medidas de produtividade, através da exposição interativa.

Elaboração do Projeto Integrador: Introdução, fundamentação teórica, metodologia aplicada e a organização dos planos de ação. Temas relacionados ao módulo 3.