Projeto Integrado II: Visão Estratégica em Valorizar e Motivar Talentos

Trabalho científico acadêmico e pesquisa: possibilidades, importância, finalidade. Projeto integrado. Planejamento e acompanhamento da elaboração. Tema, problematização e interação das abordagens conceituais com a prática. Elementos que compõem o Projeto Integrado. Trabalho escrito em formato de artigo. Critérios para elaboração das referências bibliográfias e normas da ABNT para a redação do trabalho cientificamente organizado.

Elaboração de um plano de desenvolvimento na gestão de recursos humanos, nos moldes de um trabalho cientificamente organizado, detalhando ações que demonstrem competências em valorização e motivação de talentos nas organizações.

Economia brasileira e mercados: desenvolvimento, processos, indicadores econômicos e problemas estruturais. O papel dos preços, da renda e da tecnologia no produto e no processo produtivo. Emprego, desemprego e distribuição de renda. Tendências econômicas, tecnológicas e sociais em diferentes tipos de organizações e influências na gestão de recursos humanos. O mercado de trabalho e o mercado de recursos humanos. O microambiente e seus efeitos sobre o trabalho e as pessoas. Cadeia de valor, competitividade e requisitos de sustentabilidade. 

Produtividade e qualidade de vida (QVT) nas empresas. Higiene, segurança e medicina do trabalho (HSMT). Estrutura orgânica do subsistema de HSMT. Ambiente de trabalho: higiene e saúde. Prevenção de acidentes. Gestão de riscos na empresa. Preceitos legais. Normas regulamentadoras (NRs). Programas para a saúde: ergonomia e ginástica laboral; prevenção do estresse. Programas diferenciados para a saúde: feng shui e ioga; música, cromo e aroma em gestão de pessoas nas organizações. Diferentes Programas de Qualidade de Vida no Trabalho.

 

Teorias de Liderança; comportamentais e contingenciais. Tipos de Liderança. Liderança Carismática e Liderança Transformacional. Liderança para o Futuro. Liderança Servidora. Coaching como exercício de Liderança. O líder como agente de transformação. Motivação: conceitos e aplicações. Teorias Clássicas da Motivação. Teorias Contemporâneas da Motivação. Motivação: do conceito às aplicações. Programas de envolvimento dos funcionários. Estratégias motivacionais em empresas inovadoras.

Fundamentos Filosóficos: Cultura, Moral e Ética. O papel da moral na ação gerencial. Códigos de Conduta e Práticas Disciplinares. Diversidade cultural entre países e empresas globais. Socialização no trabalho. Relações de trabalho: evolução e  tendências. As relações e competências interpessoais. Comunicação Interpessoal. Comunicação Organizacional. Pressão social nos grupos. Poder e política nas organizações. Relações de poder e posturas empresariais. O poder dos subordinados. Personalidade, conflitos e valores. Direitos de privacidade. A ética do profissional de Recursos Humanos. A ética nos processos de gestão de pessoas. Comunicação e motivação. 

Laboratório Interativo II – Vídeos, simulações, jogos e/ou aplicativos de gestão.

Panorama de cargos e salários – importância, objetivos e atividades. Descrição e análise de cargos. Desenho de cargos – modelos clássico (ou tradicional), humanístico e contingencial. Redesenho de cargos. Classificação de grupos ocupacionais. Padronização e titulação de cargos. Métodos de avaliação de cargos. Elaboração do manual de avaliação de cargos. Pesquisa salarial. Visão integrada de cargos e salários. Tipos de remuneração e recompensas organizacionais. Recompensas financeiras e não financeiras. Remuneração estratégica. Tendências atuais e novos sistemas de remuneração. Programas de benefícios e incentivos.