Projeto Integrado I: Atração de Talentos, Monitoramento e Desempenho nas Organizações

Trabalho científico acadêmico e pesquisa: possibilidades, importância, finalidade. Projeto integrado. Planejamento e acompanhamento da elaboração. Tema, problematização e interação das abordagens conceituais com a prática. Elementos que compõem o Projeto Integrado. Trabalho escrito em formato de artigo. Critérios para elaboração das referências bibliografias e normas da ABNT para a redação do trabalho cientificamente organizado.

Elaboração de um plano de desenvolvimento na gestão de recursos humanos, nos moldes de um trabalho cientificamente organizado, detalhando ações que demonstrem competências para a atração, monitoramento e desempenho de talentos nas organizações.

Recrutamento – conceito e importância. O mercado de trabalho e a organização. Recrutamento externo e interno: fontes, técnicas e meios. Tendências do emprego. Mudanças de paradigmas nos processos seletivos. Terceirização de RH, teletrabalho, reengenharia e downsizing. Empregabilidade. Processo de seleção – conceito e bases. Tipos de testes. Questões éticas no processo de seleção. Inclusão e ambientação do novo funcionário. Programas de Demissão Voluntária. Políticas de desligamento e Planejamento pós-carreira. Recolocação de recursos humanos (RH). Gestão internacional de RH. Organizações internacionais e relações de trabalho.

Laboratório Interativo I – Vídeos, simulações, jogos e/ou aplicativos de gestão.

Planejamento de carreira: conceitos, objetivos e vantagens. Bancos de talentos e potencial de recursos humanos. Desenvolvimento de carreira e de competências. Carreira em Y. Avaliação de desempenho – conceito, objetivos, importância e padrões. Diferenças individuais na realização das tarefas. Métodos tradicionais e inovadores (APPO e 360 graus e Balanced Scorecard) de avaliação. A entrevista de avaliação. Principais problemas de um sistema de avaliação. Avaliação de desempenho gerencial e das equipes. Avaliação de desempenho centrada na aprendizagem. Criando sistemas de trabalho de elevado desempenho.

Subsistema do departamento pessoal. Funções do departamento pessoal. Encargos sociais e trabalhistas. Cadastro de Funcionário. Cadastro de Variáveis de Folha da Pagamento: incidências de INSS, FGTS e IR. Cadastro de Obrigações e Benesses. Elaboração da Folha de Pagamento. Cálculo de férias, 13º. salário e quitações, demissionários e demitidos (Aviso Prévio Trabalhado e Indenizado).