Ferramentas utilizadas para análise e gestão de riscos na indústria de petróleo e gás, tais como: HAZOP, FMEA, WHAT IF, APR, etc. Etapas da gestão de riscos na indústria e demais passos para o desenvolvimento de estudos de análise de riscos (qualitativo e quantitativo). Etapas e itens necessários para o gerenciamento de riscos.

Identificação da necessidade de sistemas de segurança no processamento do petróleo, seus derivados, no armazenamento, no transporte e na distribuição para abastecimento dos mercados. Conhecimento da legislação e dos órgãos governamentais envolvidos. Conhecimento das providências prévias ao início dos trabalhos de operação e/ou manutenção, tais como licenças e autorizações. Conhecimento das normas de segurança e saúde ocupacional.

Gestão Integrada, Gestão por Processos, Norma ISO 9001, Norma ISO 14001, Norma OHSAS 18001, Norma SA 8000 e NBR 16001, Melhoria Contínua.

Conhecimentos básicos sobre Ecologia e os principais efeitos da poluição no meio ambiente, com ênfase naquela causada pelas atividades da indústria do petróleo; estudos de caso relacionados à poluição do ar, dos solos e das águas e principais formas de monitoramento e controle da poluição ambiental.