Debate sobre as questões contemporâneas da sociedade que estão diretamente ligadas às novas demandas para o conhecimento produzido pelo serviço social e para intervenção profissional do assistente social: novas configurações familiares; alterações do perfil sócio-demográfico da sociedade; direitos humanos na atualidade; perspectivas do desenvolvimento social brasileiro, novas violências na sociedade brasileira.

Estudos sobre o Conceito de gênero. Identidade profissional, gênero e Serviço Social. As relações de gênero enquanto construções sociais. O movimento feminista: conquistas e impasses. Relação e problemática das diferenças significativas na sociedade contemporânea: gênero, cultura, etnia, idosa, pessoas com deficiência e LGTB.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um requisito parcial e obrigatório para a conclusão do Curso de Bacharelado em Serviço Social, na modalidade a distância.

A realização do TCC tem por objetivos: desenvolver a capacidade de pesquisa dos graduandos, mediante a solução de um problema, fundamentando-se em procedimento científico, sistemático de busca, avaliação, organização, crítica e comunicação de informação; consolidar e fazer avançar os conhecimentos produzidos no curso, articulando teoria/prática com o posicionamento crítico do graduando. 

Sistematização do Conhecimento adquirido através da observação crítica, caracterização e execução do projeto de intervenção, realizados no campo de estágio, tendo em vista a reflexão dos limites e possibilidades institucionais, do Serviço Social de campo e da ação do estagiário no cotidian e nas ações propostas.