Proporcionar aos alunos uma visão crítica do que é Planejamento Estratégico e Empresarial, e como este pode ser realizado.

Oferecer uma reflexão sobre as novas realidades, o ambiente globalizado e competitivo e a inserção da gestão do conhecimento aplicada ao planejamento estratégico em prática de negócios.

Oferecer uma análise dos principais modelos teóricos de estratégias competitivas e a sua operacionalização.

Relacionar a teoria com a prática profissional, de forma a sedimentar melhor os conhecimentos.

Sensibilização dos participantes para a importância da inovação para o êxito empresarial. Caracterização da relevância da inovação tecnológica para a empresa no contexto da globalização de mercados. Discussão de técnicas e instrumentos através dos quais o processo de inovação na empresa pode ser gerenciado visando a sua eficácia. A globalização de mercados, a inovação tecnológica e seus impactos. Processos de inovação, barreiras e facilitadores. Estímulos à inovação, o papel do governo e os instrumentos financeiros. Previsão e auditoria tecnológica. Estratégia tecnológica empresarial: liderar ou seguir, fazer ou comprar, alianças e parcerias. Organização do esforço inovador e administração de equipes multifuncionais. Gerenciamento de projetos tecnológicos. Clima para inovação na empresa e o perfil do profissional técnico. Avaliação dos impactos da inovação na empresa do ponto de vista econômico.

Gestão Ambiental é um tema de maior importância. Primeiro, porque o atual ambiente de negócios está mudando rapidamente. Segundo, porque é através de uma visão completa do ambiente externo, que a Organização irá identificar as oportunidades e ameaças que o ambiente mercadológico apresenta. Desta forma, a Organização terá condições de repensar suas estruturas e definir os pontos de alavancagem do seu negócio para alcançar vantagem competitiva sustentável. Entender a influência que o ambiente exerce sobre as organizações. Discutir o contexto ambiental que envolve as organizações e verificar a necessidade da responsabilidade social e da ética administrativa na moderna gestão empresarial. Conhecimentos interdisciplinares voltados para controle do meio ambiente que permitirá analisar as inter-relações entre o homem, a sociedade, sua cultura e o ambiente.