A disciplina terá duas abordagens principais. São elas: 1- Conteúdos práticos, dispostos nas aulas em formato de texto, que objetivam dotar o aluno de conhecimentos para utilizar a informática no dia-a-dia da empresa; 2- Conteúdos teóricos, abordados nas vídeo-aulas, que fornecerão ao aluno elementos teóricos da importância da informática nas organizações.

Neste curso estudaremos: Demonstrações Contábeis: Balanço Patrimonial (BP), Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA), Demonstração dos Fluxos de Caixa e Demonstração do Valor Adicionado. Contabilidade de Custos e sua integração com a Contabilidade Financeira. Custeio por Absorção. Custeio Variável ou Direto. Custeio Baseado em Atividades.

A disciplina apresenta conceitos operacionais e estratégicos, funções, instrumentos e métodos pertinentes às práticas da administração de recursos humanos, proporcionando conhecimentos sobre modalidades tradicionais e inovadoras em processos de aplicar, desenvolver, manter, recompensar e monitorar pessoas nas organizações. Ensina técnicas para a avaliação de desempenho e para o desenvolvimento dos talentos humanos e do capital intelectual. Orienta sobre a qualidade de vida e segurança no trabalho ensinando programas para a saúde e bem estar; para a interação e socialização dos colaboradores em ambiente organizacional. Procura estimular um estilo empreendedor de gestão incentivando o desenvolvimento de habilidades para o tratamento e relacionamento com os recursos humanos nas organizações, bem como para a integração profissional na prática gerencial das atividades do ADMINISTRADOR.

Esse curso visa propiciar aos alunos conhecimentos sobre a ação do empreendedor como agente do processo de criação de uma nova empresa. Discutir com os graduandos a aplicação dos conceitos e técnicas de Administração no contexto das pequenas e médias empresas nascentes. Apresentar a problemática da gerência e do desenvolvimento de pequenas e médias empresas.

Proporcionar ao aluno o conhecimento básico das normas legais e vigentes aplicadas à abertura, implementação e administração na organização das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), sob as respectivas legislação Civil, Tributária e Trabalhista, desenvolvendo a capacidade de se familiarizar com as normas legais, bem como desenvolver raciocínio para a solução de problemas e formulação de pensamentos próprios. Propiciar conhecimentos sobre a ação do empreendedor como agente do processo de criação de uma nova empresa. Discutir com os graduandos a aplicação dos conceitos e técnicas de Administração no contexto das pequenas e médias empresas nascentes. Apresentar a problemática da gerência e do desenvolvimento de pequenas e médias empresas.