Transmitir ao aluno os conceitos básicos fundamentais para o entendimento das técnicas contábeis adequadas às empresas. Possibilitar ao aluno o registro de fatos contábeis que possam evidenciar a situação da empresa, através da elaboração de balancetes com apuração do resultado, e conseqüente demonstração do patrimônio.

A disciplina analisa o sistema básico da administração de recursos humanos no processo da gestão empresarial. Fundamenta conceitos operacionais e estratégicos, funções, métodos e modalidades pertinentes às práticas da administração de recursos humanos nas organizações, estabelecendo conhecimentos sobre as modalidades: empregabilidade e empresabilidade, recrutamento, seleção, plano de cargos e carreira. Orienta para o desenvolvimento de um estilo empreendedor de liderança e de trabalho em equipe, estimulando habilidades para o tratamento com os recursos humanos e para a integração profissional na prática gerencial das atividades do ADMINISTRADOR.

Nesta disciplina estudaremos os fundamentos da Filosofia que influenciaram o Conhecimento, a Política, a Moral e a Ética desde a Antiguidade. Estudaremos ainda como a Filosofia pode ser um instrumento eficaz na formação pessoal e profissional do administrador, dentro de um contexto individual, baseado em conceitos éticos e morais.

Teorias do Comércio Internacional: Livre Comércio e Protecionismo. Política Comercial. Evolução das estruturas reguladoras do comércio internacional no pós II Guerra Mundial.Globalização:Integração Econômica e Blocos econômicos. A macroeconomia do setor externo: Balanço de Pagamentos e Taxa de Câmbio.