Apresentação da estética através de ligações com o mundo grego e com o Renascimento. Apresentação da teoria filosófica em torno do problema da estética enquanto assunto e disciplina acadêmica. Estado da arte e iconografias dos séculos XX e XXI, e sua variação conforme os padrões políticos e sociais. Crítica ordenada e dirigida a hábitos e arquiteturas atuais.

Introdução ao estudo da lógica através de noções básicas de lógica aristotélica: o conceito e o termo, o juízo e a proposição, o raciocínio e o argumento. Dedução e indução. A dialética. O papel da lógica e sua posição como disciplina filosófica. Noções básicas de lógica simbólica: o cálculo proposicional. O cálculo de predicados.

A filosofia grega a partir da ética e da metafísica de Aristóteles, bem como das escolas posteriores, referentes aos filósofos do período helenístico: socráticos, epicuristas, estóicos e cínicos; abordando a questão da excelência, da virtude e do vício, bem como a idéia de felicidade e de salvação humana. O exame desse período como a busca de um saber regulado sob uma nova concepção de natureza, e os desdobramentos e influências dessa cosmovisão para o pensamento posterior. Enfoque para os filósofos Epicuro, Sêneca e Marco Aurélio.