Conceito de Psicologia. Os múltiplos campos da psicologia aplicada. As teorias da” personalidade. Conceitos de: sensação, percepção, atenção, memória, pensamento e emoção. Emoção, Inteligência Emocional e Percepção. Iniciação as Teorias da Motivação. Doenças mental e Psicossomática. Estresse Ocupacional e Ergonomia. Comunicação e Assertividade. Procedimentos de comunicação em grupo. Percepção do sentido do Trabalho. Fundamentos da Liderança e Estilos de Gestão. Técnicas Grupais, Cooperação e Competição. 

O indivíduo e a sociedade. Globalização e diversidade cultural. Relações Étnico-raciais. Desigualdade de raça e etnia. Desigualdade de gênero e de idade. Processo de socialização e movimentos sociais. Controle social e comunicação. Mudanças sociais. Instituições sociais. População, urbanização e meio ambiente. Responsabilidade Social. Economia e trabalho. Direitos humanos.

Leitura. Produção de Texto. Relações intertextuais. Encontro entre sujeitos: o autor e o leitor. Instrumentalização teórico-analítico concernente à linguagem. Gêneros Textuais: resumo, resenha. Construção de sentido na recepção e na produção de textos.  Produção de Texto, Oratória e Expressão Oral. Estudo das técnicas de elaboração de textos técnicos. Preparação e apresentação de palestras. Leitura e interpretação de textos técnicos. Produção de textos conforme as normas da ABNT. 

Conceitos básicos. Séries estatísticas. Distribuição de frequências.  Medidas de posição (média, mediana e moda). Medidas de Dispersão (variância e desvio padrão) e aplicações educacionais e cotidianas. Gráficos de Dispersão. Análise de variância. Interpretação de Desvio Padrão. Curva Normal e regressão.  Medidas de assimetria e curtose. Números e índices. Probabilidade. Teoria da amostragem. Estimação e inferencial estatística. Decisão estatística. 

Apresentação dos conceitos e princípios básicos da gestão empreendedora. Abordar o conceito de gestão, o papel do gestor, o empreendedor e as dimensões da capacidade empreendedora, as tendências do mundo atual, as empresas como sistemas, as variáveis do ambiente geral e específico e o plano de negócios.

Estrutura organizacional. Levantamento de dados: análise ambiental e análise organizacional. Turbulências e variáveis do ambiente empresarial. Mudança organizacional. Aspectos da mudança organizacional e dos fatores que compõe o sistema. Visão da empresa sob a ótica dos processos: metodologias e ferramentas adequadas. Gestão e aprimoramento dos processos empresariais. Diferentes modelos de organização e estruturas organizacionais. Monitoramento dos processos e gerência de recursos humanos.

Escassez, escolha e especialização. A questão das análises iniciais microeconômicas: demanda, oferta, elasticidade e estruturas de mercado. A mensuração da atividade econômica: o produto, a renda e sua distribuição. Inflação. Sistema Financeiro: moeda, bancos e política monetária. Setor Externo da Economia: balanço de pagamentos e taxa de câmbio.

Estudar a importância dos sistemas de informação como ferramenta de otimização e controle, visando o gerenciamento das diversas atividades administrativas, mormente no que concerne ao planejamento e fluxo das informações como um todo dentro das empresas, bem como gerar subsídios para as tomadas de decisões.

Desenvolver um entendimento básico do valor e uso dos sistemas de informação para as operações, tomada de decisão gerencial e a vantagem estratégica. Proporcionar o entendimento das maneiras da utilização dos SI. Fornecer ferramentas necessárias para o conhecimento dos conceitos e termos dos sistemas de informação que são importantes para os gerentes como usuários finais.

Nesse curso estudaremos: conjunto dos números reais como corpo ordenando, expressões algébricas, polinômios, funções elementares, aprofundamento em diversos tópicos na teoria das funções reais de variável real.

Metodologia da Pesquisa Científica Compreensão dos pressupostos teóricos da investigação científica. A formalização da pesquisa de cunho acadêmico, a busca pela ciência e a sua aplicabilidade no contexto social vigente. Normas e técnicas apropriadas à elaboração de trabalhos científicos de ordem acadêmico-científica. Padronização de acordo com as exigências acadêmicas. 

A disciplina estuda as transformações do Estado no século XX e a política no capitalismo tardio, bem como o processo de constituição da organização política brasileira contemporânea.

Encontramos água em quase tudo que nos cerca; nosso convívio com ela é contínuo e fundamental para a vida. É fundamental estudá-la não só para entendermos fenômenos vitais, mas para melhor compreender e preservar este recurso natural. Estamos acostumados a pensar que a água é um recurso inesgotável.

Trata-se de um recurso natural finito, o que nos solicita muito conhecimento para conscientizarmos o maior número de habitantes do planeta Terra.

A água é um bem precioso e limitado e que, portanto, deve ter seu uso mais controlado; sua preservação é indispensável para a convivência das futuras gerações. Por meio da leitura de textos e interpretação dos mesmos, será possível ampliar nosso conhecimento sobre as águas com o objetivo de assegurarmos a manutenção do Planeta, tão ameaçado pelas ações humanas.

Conceitos Básicos, Procedimentos Contábeis, Variação do Patrimônio Líquido, Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado.

O processo de desenvolvimento organizacional. Cultura organizacional. Diagnóstico da cultura organizacional. Clima Organizacional. A comunicação na gestão. Comunicação interna e cultura organizacional. Endomarketing em RH. Desenvolvimento organizacional e mudança programada. Projeto e gestão de mudanças. Influência da inovação no comportamento organizacional. Comportamento organizacional no mundo digital. Benefícios do sistema de informação para a gestão. Suportes para o trabalho com sistemas digitais nas organizações. Tecnologias aplicadas para a integração dos processos de gestão de pessoas. Novas medidas de comportamento organizacional.