A disciplina desenvolve condições para o exercício da critica da arte, além da investigação teórica e prática de premissas do processo de criação artística na contemporaneidade. As investigações sobre as práticas que rompem com as relações tradicionais de suporte e materiais para as artes visuais, abordando a complexidade de conhecimentos envolvidos na arte contemporânea, suas relações nacionais e consonâncias internacionais. Os procedimentos de pesquisa e produção em arte contemporânea, particularmente em relação à arte brasileira.

Iniciação aos conceitos básicos de Cultura Visual e visualidade; Aspectos teóricos e históricos da cultura visual e Cultura visual e Estudos Culturais. Conceitos iniciais da leitura de imagem; Aspectos teóricos e históricos da leitura de imagem; A leitura como experiência cultural e histórica; As perspectivas de interpretação crítica da cultura visual. 

Estudo sobre educação patrimonial e sua inserção no ensino da História, atentando para as relações entre cultura material, memória, patrimônio e ensino da história Introdução ao estudo e análise do patrimônio cultural. A compreensão de suas concepções e tipologia atuais, assim como das políticas públicas de gestão, preservação, revitalização e divulgação dos bens culturais no cenário brasileiro e mundial.