Estudo da produção agropecuária, industrial e do comércio e seus efeitos sobre a organização do espaço mundial e brasileiro, com base nos referenciais teóricos e na análise de situações práticas e atuais.

 

Paisagem e Geografia das dinâmicas da natureza no Brasil. Domínios Morfoclimáticos.  Organização do espaço brasileiro e transformações ambientais. Fontes de energia. 

 

Estudo dos princípios epistemológicos sobre o processo de ensino-aprendizagem com ênfase na metodologia da Geografia. Reflexão sobre a interação do aluno com seu espaço vivido partindo da discussão  da escala local. Estudo sobre a Cartografia Escolar. Desenvolvimento de habilidades para a prática docente no Ensino Médio. Aplicação dos conhecimentos de didática e sua relação entre a teoria e a prática. 

 

A formação do espaço denominado América Latina está dentro de um contexto histórico que surge após as duas grandes guerras mundiais, em novo cenário, onde outras nações, não européias, surgem como pólo econômico e de poder. Dentre elas, os Estados Unidos da América. Esse processo desencadeará a reorganização do capitalismo e do socialismo em escala mundial. O mundo bipolarizado fomentará o capitalismo nas nações aliadas aos EUA e o que provocará uma crescente dependência destas a esta nova potência mundial. A globalização se fortalece com a hegemonia norte-americana e o fosso ente países ricos e pobres se acentua.