A disciplina apresenta e analisa a história das idéias políticas e econômicas, preocupando-se em abordar aspectos da história do Brasil e da história do Ocidente, a partir da Europa. Serão estudados os principais pensadores estrangeiros e como as suas idéias e teorias foram recebidas e adaptadas no Brasil.
As influências dos povos africanos na formação cultural, social e histórica dos povos americanos. A visão da sociedade e do trabalho escravo de africanos e indígenas. Movimentos de libertação e reorganização das classes sociais.

Propõe a investigação do desenvolvimento da organização, concepção espacial, curatorial e de recepção de público em museus e espaços expositivos, relacionado esses conhecimentos aos espaços nacionais e internacionais, abordando os projetos educacionais e de mediação em espaços expositivos, refletindo sobre as práticas e metodologias de trabalho, as concepções de educação ligadas a essas ações e a formação dos educadores em relação às propostas de diferentes instituições brasileiras.

Ambiente de orientação do TCC