Compreender a diversidade cultural das Américas no tempo da chegada dos europeus e no decorrer da história. Compreender a conquista e colonização européia como a gestação de uma nova sociedade. Estudar a América do Norte e Latina em vários aspectos: economia, religião; sociedade e castas; mulheres, índios, escravos e mestiços, etc.

A disciplina apresenta e analisa a história do Brasil colonial, desde a chegada dos portugueses até a Independência, com a preocupação de abordar, de modo amplo, todos os aspectos da sociedade colonial, sua economia, lutas sociais, cultura e política.

Destaca os principais acontecimentos do Brasil colônia e sua relação com Portugal e o contexto europeu.. Relaciona as interpretações e versões históricas de diversos historiadores acerca dos acontecimentos do período.

A disciplina apresenta e analisa a história moderna desde a formação do Estado moderno até a Revolução Francesa preocupando-se em abordar os principais aspectos da história de países europeus neste momento. Nos ateremos a economia, sociedade, movimentos sociais e culturais e acontecimentos políticos relevantes.

Relaciona os textos históricos de diversos historiadores e suas versões acerca da história moderna com os principais fatos ocorridos neste período.