O feudalismo e as transformações dos séc. XII; A crise do feudalismo, o século XIV. Desenvolvimento comercial e a expansão européia. A acumulação primitiva. O Absolutismo e o Mercantilismo. A Revolução Industrial, as revoluções liberais e a afirmação do capitalismo. A Segunda Revolução Industrial, o capitalismo monopolista e o Imperialismo. A crise da sociedade liberal, a primeira guerra mundial (1914-1918) e a Revolução Russa de 1917. A grande depressão e o nazi-fascismo do entre guerras. A segunda guerra mundial (1939-1945). A descolonização da África e da Ásia. O Pós-Segunda Guerra: os blocos capitalistas e socialistas, a guerra fria e o Estado de Bem Estar Social. A América Latina no século XX.

Estudo histórico da idéias sociais e políticas difundidas por renomados autores de todo o mundo e que analisaram o meio social. Por meio da cronologia destacam-se inicialmente os filósofos gregos e suas percepções sobre o viver em sociedade bem como a organização política; os escritos medievais; alguns dos autores do Iluminismo; os autores considerados fundadores da Sociologia (Durkheim, Weber e Karl Marx) e as diversas correntes sociológicas que tratam das inúmeras dimensões e problemas com relação ao viver em sociedade.

Introdução à leitura de textos sociológicos. As condições de surgimento da Sociologia como ciência. O pensamento social e as correntes interpretativas clássicas. Os princípios constitutivos dos sistemas sociais: integração e contradição. Estrutura de classes sociais e os conflitos sociais. Ideologia e movimentos sociais.