Estudo teórico e prático da realidade da escola e da sala de aula, com foco em atividades de observação e reconhecimento das condições de ensino e aprendizagem da língua materna, de língua estrangeira e suas respectivas literaturas. Reflexão sobre dados observados e desenvolvimento orientado de projeto de prática de ensino direcionado aos objetivos, questões problemas identificados.

Abordagem da Literatura Brasileira. Das origens ao Pré-romantismo: condicionamentos históricos e sociais, princípios estéticos e ideológicos e suas realizações nos autores mais representativos. Leitura e análise de obras mais significativas desses períodos e reflexão sobre sua utilização no ensino fundamental e médio.

Sintaxe: Conceituação e objetivo. Concordância nominal e verbal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Frase, oração e período. Termos da oração. Análise do período composto. Transformações em frases simples, compostas e complexas. Aspectos do ensino de análise sintática de acordo com as propostas dos PCN.