Reprodução e embriologia humana. Aspectos fundamentais do desenvolvimento: da formação dos gametas até a morfologia externa do embrião. Introdução ao estudo de Histologia; Tecidos: Epitelial, Conjuntivo, Adiposo, Cartilaginoso, Ósseo, Muscular e Nervoso. Células do Sangue e Hemocitopoese.

A disciplina de Biologia Molecular tem como objetivo caracterizar a estrutura e propriedades dos ácidos nucléicos, sua biossíntese e seu modo de ação por meio das proteínas. A regulação da biossíntese de proteínas também é focada na disciplina, tanto de procariotos como de eucariotos. A disciplina também destaca os conteúdos de genômica, mutação e o reparo de mutações no material genético.

As principais características do sistema imunológico, tecidos, células. Informações e conhecimento relacionados: Origem e evolução da célula procariota. Posição sistemática dos microorganismos. Bactérias. Fungos. Vírus. Controle do crescimento microbiano. Importância dos microrganismos. Parasitismo: relação parasita-hospedeiro. Protozoários parasíticos, Helmintos parasitas (Platyhelminthes, Nemathelminthes), Artrópodes transmissores e causadores de doença, Insetos (Insecta/Hexapoda), Carrapatos e Ácaros (Arachnida).

Ambiente de orientação do TCC