A disciplina destaca aspectos relevantes que contribuam com as práticas educativas a serem estabelecidas no contexto de formação dos professores. Fundamenta as Ciências Naturais como um conteúdo cultural relevante para viver, compreender e atuar no mundo contemporâneo, privilegiando conteúdos, métodos e atividades que favoreçam o trabalho coletivo dos professores e alunos, no espaço escolar e na sociedade. Trata de conhecimentos de sentido prático e teórico.

A disciplina de Genética e Evolução tem como objetivo caracterizar os mecanismos responsáveis pela hereditariedade, uma das características de todos os seres vivos. A disciplina baseia-se no estudo das leis de segregação, inicialmente propostas por Gregor Mendel e designada por Genética Clássica. Além disso, há um grande enfoque no estudo da Genética Moderna, com os projetos de genômica e proteômica. Em relação ao estudo da evolução, o conteúdo baseia-se numa discussão apurada das tendências evolutivas com introduções às novas perspectivas evolucionistas.

A disciplina de Biofísica visa fornecer subsídios à compreensão dos fenômenos biológicos que envolvem processos físicos, como a visão, a ecolocalização, o impulso nervoso, dentre outros. Caracterizar os processos biofísicos é vital para uma melhor compreensão da biologia, essencial à formação de professores altamente qualificados no mundo moderno. A interação entre as duas disciplinas se dá de forma específica e gradual, fornecendo a base lógica para a ocorrência dos fenômenos físicos que ocorrem nos seres vivos.